10 dicas para você ir bem na prova do Enem 2016

 

10 dicas para você ir bem na prova do Enem 2016

Seguem 10 super dicas do professor Alexandre Oliveira para os dois dias da prova.

1.       Veja qual é o horário local de fechamento do portão e organize-se para chegar 30 minutos antes . Chegar em cima da hora gera um desgaste emocional, que certamente irá repercutir na performance durante a prova.

2.       Se você ainda não tem duas canetas pretas (de corpo transparente), tá esperando o que para ir comprá-las?

3.       Nos dias da prova não coma em lugares, nos quais você não tem o hábito de ir. O seu estômago pode acabar com você durante a prova. Ah, coma alimentos de fácil digestão, pois o seu sistema digestório irá disputar o sangue com seu cérebro!

4.       A média de tempo para cada questão é de 3 minutos.

5.       Não confira o gabarito após o 1 dia de prova. Não arrisque a sua confiança ser afetada.

6.       Tenha um excelente sono na sexta e no sábado. A prova do Enem também é um desafio físico e a sua capacidade de concentração está diretamente relacionada ao seu sono.

7.       Divida o tempo da prova em ciclos. No 1º ciclo faça todas as questões, sinalizando aquelas que você sabe a resposta (fáceis para você), as que você ficou na dúvida entre duas ou três opções (médias para você) e as que você não tem nenhuma noção (difíceis para você). 
No 2º ciclo volte às questões médias, buscando definir a resposta e procure reduzir as possíveis opções de respostas nas questões difíceis.
No 3º ciclo, dê uma relaxada e tire o foco da resolução das questões por uns 5 minutos. Beba água, coma algo doce (está provado o efeito positivo da glicose durante a resolução de problemas). No 4º ciclo procure finalizar todas as questões difíceis ou transformá-las em questões médias. 

8.        Ao final de cada ciclo veja no quadro da sala o tempo já decorrido e calcule o tempo que você ainda possui. Caso necessário, entre os ciclos,  já passe suas respostas para a folha de respostas.

9.       No segundo dia, leia a proposta de redação, antes de começar a prova de linguagens ou de matemática. Seu cérebro já começará a montar a redação, paralelamente enquanto você responde as questões dessas duas áreas.

10.   Não deixe nenhuma questão em branco. Na TRI você não é penalizado pelo erro.