Berçário

 

 

No Berçário os bebês aprendem num universo muito particular, principalmente pelos mecanismos de repetição, imitação e exploração sensorial.

Exatamente por isso podem atender a longos períodos de concentração desde que estejam envolvidos em algo de seu interesse, pensado especialmente para a ocasião.

No berçário do Colégio Antônio Peixoto primamos pelos mínimos detalhes, cuidadosamente.

O CAP proporciona um ambiente seguro e carinhosamente planejado para vivências lúdicas e eficazes de aprendizagem, com profissionais altamente capacitados e um currículo permeado pela diversidade de propostas. 

Além da professora regente, com habilitação em Pedagogia, temos as professoras auxiliares apoiando constantemente o trabalho.

A sala é cientificamente projetada para a faixa etária (crianças a partir dos 4 meses), conta com uma cozinha própria, uma área para troca de fraldas e banho, além do salão destinado às demais atividades de estimulação.

No momento dos banhos e da higiene em geral, a professora realiza sessões de massagem (incentivo através do toque aliado ao canto, para relaxamento e identificação da extensão corporal).

A alimentação propicia muitos desafios. Seja o ato de dar a mamadeira, que envolve a conversa, o toque, o olho no olho, até a alimentação mais sólida. Desde a exploração de cada alimento, suas cores, sabores e texturas, até a socialização e a conquista da independência ao tentar manusear os talheres.

Oferecemos brinquedos seguros e variados, o que facilita a estimulação e a prática de atividades diversificadas.

Os alunos contam ainda com um solário, em frente à sala, equipado com brinquedos de solo, cavalinhos e escorregador para a promoção motora.

Os bebês, além dos cuidados em suas necessidades básicas, são constantemente incentivados. Muita música, brincadeiras, jogos, instrumentos sonoros e coloridos, além do agradável estímulo da música clássica.

O professor planeja em forma de projetos, que podem ser desenvolvidos por um período semanal ou mensal, conforme a necessidade da proposta.

 

Objetivos Gerais 

 

• Estimular as crianças auditiva, tátil e visualmente;

• Explorar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento...

• Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao engatinhar e andar;

• Desenvolver atitudes de confiança e autonomia nas capacidades motoras.

 

Objetivos Específicos 

Desenvolver a motricidade:

• Virar;

• Rolar;

• Arrastar;

• Sentar;

• Segurar;

• Explorar;

• Andar;

• Levantar.

Desenvolver aspectos sócio-afetivos:

• Sorrir;

• Brincar;

• Reconhecer amigos/educadores;

• Imitar;

• Abraçar;

• Acenar;

• Beijar;

• Obedecer a certas regras ou comandos.

 

 

Avaliação

Devido aos progressos constantes, a professora organiza diariamente relatos escritos sobre a criança. Bimestralmente, os relatórios são entregues às famílias no formato de conceitos.