Fundamental

O Ensino Fundamental I ou os Anos Iniciais

 

Compreendem as turmas de 1° ao 5º ano. Constituem o primeiro ciclo do Ensino Fundamental.

A criança, ao chegar à escola, traz saberes adquiridos em suas vivências familiares e sociais que são considerados e ampliados pelo professor, daí em diante mediador das relações do aluno com o conhecimento. Boas atividades pedagógicas levam o aluno a estabelecer relações entre o conteúdo escolar a ser trabalhado e o seu cotidiano. Permitem aos alunos perceberem a ligação entre os novos conhecimentos a serem aprendidos e os conhecimentos que ele já possuem, inclusive os que eles adquirem através das inúmeras tecnologias. Pressupõem que o professor conheça sua turma, levando em conta suas características sociais, econômicas e culturais. Ao mostrar ao aluno “com o que tem a ver” um determinado assunto, ao deixar claro “por que isso é importante”, “com o que isso se relaciona”, “o que se pode fazer com isso”, o professor está motivando, despertando o seu interesse, além de favorecer a compreensão e a aplicação dos conhecimentos.

Para as turmas do Fundamental I oferecemos, além dos conteúdos regulares elencados no quadro abaixo, aulas de musicalização, Inglês em dobro (aulas de Inglês com carga horária ampliada) e Educação Física. Em regime extra curricular temos o Horário Adicional Integral Bilíngue, Futsal, Taekwondo, Dança, Teatro, Música Instrumental e Natação, além de outros cursos oferecidos esporadicamente.

 

Alfabetização - 1º ano

O domínio da língua amplia as possibilidades de plena participação social. É por meio da língua que o homem se comunica, acessa a informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Alfabetizar significa ensinar o aluno a decifrar o código alfabético. Oferecer ao aluno os subsídios necessários para que ele descubra como funciona esse código. A decodificação permite formar um leitor autônomo, capaz de ler qualquer palavra. As crianças de seis anos no Ensino Fundamental iniciam a apropriação de uma série de conhecimentos, dentre eles, o domínio da escrita alfabética e das práticas letradas de ler, compreender e produzir textos.

No CAP, através do método fônico, ou fonético, utiliza-se dos sons das letras numa sequência tão eficaz em produzir compreensão e produção de textos que, de modo sistemático e lúdico, se fortalece o raciocínio e a inteligência verbal da criança. Nossos alunos muito bem pré-alfabetizados dão sequência ao trabalho de formalização da língua prazerosamente e sem dificuldade.

O material que serve de base para nosso trabalho está compilado em três apostilas desenvolvidas pelo próprio Colégio: uma para atividades matemáticas, outra para o reconhecimento da língua (alfabetização) e a terceira para exercícios extras. A professora se utiliza de histórias e músicas, o que torna as aulas mais atrativas e dinâmicas.

Ao mesmo tempo, aprendem o significado de número, medidas e códigos numéricos, resolvendo operações cada vez mais complexas, exploram situações do ambiente natural, testam suas hipóteses nos laboratórios de ciências, vivenciam o mundo das histórias infantis nos diversos cantinhos de leitura e na biblioteca, desenvolvem seu potencial criativo na informática e aprendem a socializar nos parques da Educação Infantil (que eles também frequentam) e no pátio externo. Contam com uma brinquedoteca toda equipada com jogos e brinquedos educativos, além do tablete gigante (Playtable) que possibilita ainda mais a interação com a tecnologia.

O 1º ano é o momento mágico de descobertas. A criança naturalmente começa a ler tudo a sua volta. Nada mais escapa aos olhinhos curiosos.

De forma extracurricular oferecemos aulas de natação, dança, taekwondo, música instrumental, futsal e o ensino integral bilíngue.

 

Segundo ano

O 2º ano se divide em dois importantes momentos. O primeiro é destinado a uma breve retomada da alfabetização, para que possamos atender aos alunos recém-matriculados e alfabetizados por outros métodos, e reforço do aprendizado dos alunos que já vem frequentando o CAP. As atividades contemplam todos os níveis, por isso ninguém ficará deslocado na turma. O aluno alfabetizado terá a chance de ampliar suas construções e aqueles que ainda não consolidaram sua alfabetização contam com a oportunidade de fazê-lo. No segundo momento, com todos já integrados, a professora inicia o trabalho com o material apostilado.  Nossa metodologia está ancorada em referências teóricas de grande representatividade para a Educação no cenário atual e fortemente estruturada em seis princípios:

• O conhecimento prévio como ponto de partida.

• A abordagem dos conteúdos de forma contextualizada.

• O desenvolvimento de habilidades do pensamento por meio de atividades.

• A organização curricular em espiral (revisão de conceitos como elemento essencial para a continuidade dos estudos).

• O diálogo integrando o conhecimento.

• A sistematização da aprendizagem.

 

Nosso material oferece recursos impressos e digitais, leva em conta a modernidade das mídias tecnológicas aliadas à estimulação do raciocínio, posicionamento crítico e sistematização da aprendizagem. 

As turmas realizam experimentos nos laboratórios de ciências, pesquisam, montam textos, gráficos, trabalham com imagens, criam apresentações e jogos na informática. Exploram os inúmeros recursos literários oferecidos pela biblioteca, participam das aulas de música, Inglês (projeto Inglês em dobro) e Educação Física. Possuem ainda em regime extracurricular (contratação à parte) as aulas de natação, futsal, espanhol (apenas com custo da apostila), música instrumental, dança, taekwondo e o ensino integral bilíngue.

O professor regente ministra as aulas da grade comum e acompanha até mesmo as aulas específicas.

 

Ensino Fundamental II

Compreende as turmas de 6º ao 9º ano. 

Para essas turmas oferecemos, além dos conteúdos regulares, Informática, Inglês e Educação Física, também demonstrados no quadro abaixo.

Em regime extracurricular oferecemos o Futsal, Taekwondo, Dança, Música Instrumental, Espanhol, Teatro e Natação. Para os alunos de 8º e 9º anos em diante, a Academia ACAP, com sua excelente estrutura para ginástica e musculação, é uma opção que pode inclusive substituir as aulas de Educação Física regular.

Nestas turmas, cada componente curricular/disciplina é ministrado por um professor específico da área.

A frequência ao Laboratório de Ciências é de acordo com os projetos da professora responsável, variando de semanal a quinzenal.

Nas aulas de Informática, iniciam o trabalho com Webdesign, aprendendo a criar animações, apresentações mais elaboradas, gráficos, tabelas, vídeos, montagens, tornando as ferramentas úteis ao trabalho pedagógico.

Os recursos do sistema de ensino (plataforma digital) , as visitas diárias à biblioteca, vinculadas a avaliações periódicas de leitura, as Olimpíadas de Matemática, História e Geografia, as Saídas de Estudo, Semana da Arte e Literatura, Concurso de Poesias, Feira Multicultura e de Ciências, pesquisas e projetos possibilitam outras enriquecedoras situações de aprendizagem

O colégio disponibiliza wii-fi com alcance em todas as salas, corredores e pátio, para que os alunos possam estar conectados adiantando suas tarefas e pesquisas.

1º ao 5º ano

  • Educação Artística
  • Ciências
  • Educação Ambiental
  • Educação Física
  • Filosofia
  • Geografia
  • História
  • Informática Educativa
  • Língua Estrangeira
  • Português
  • Matemática
  • Musicalização Infantil

6º ao 9º ano

  • Artes
  • Ciências
  • Educação Física
  • Geografia
  • História
  • Língua Inglesa
  • Língua Portuguesa
  • Matemática