Infantil

Nosso trabalho tem como objetivo o desenvolvimento dos aspectos intelectuais, psicológicos e sociais,

considerando acima de tudo o bem estar da criança, o seu grau de desenvolvimento, a sua diversidade cultural e os conhecimentos a serem universalizados, que devem ser complementados com a ação da família e da sociedade. As atividades desenvolvidas são adequadas aos níveis de compreensão das crianças, levando em consideração a integração do aluno com o meio social.

Objetivos gerais

Na fase pré-escolar é de fundamental importância a exposição da criança a situações nas quais ela possa desenvolver sua socialização, a partir do autoconhecimento e do conhecimento do "outro". As atividades que trabalhamos com a criança, despertam o seu interesse, são relevantes à sua vida e oferecem oportunidades para que desenvolvam sua curiosidade, senso crítico e o desejo de viver novas experiências, possibilitando a formação de uma atitude confiante diante de novos desafios. Convém ressaltar que a orientação do aspecto cognitivo da estrutura curricular, baseou-se na Teoria de Jean Piaget.

No Jardim Baby ( alunos de 18 meses a 3 anos)

O trabalho é regido pela professora e sua auxiliar e objetiva o amplo desenvolvimento da linguagem, independência nos movimentos motores e principalmente a sociabilização da criança.

O trabalho cognitivo centra-se em projetos focados nos objetivos de cada período (semanal ou mensal). Para o desenvolvimento das aulas, utiliza-se recursos variados culminando em registro gráfico na apostila própria, sendo que hoje utilizamos a Estação Criança da Coleção Quinteto da Ed. FTD (para os alunos a partir de 2 anos).

A rotina semanal conta com aulas de Educação Física (ora na quadra de esportes, ora na piscina), Música, Informática Educativa, Inglês, Hora do Conto, Culinária, Estimulação com música clássica, Dia do brinquedo, Atividades na Brinquedoteca e Artes Plásticas.

O colégio ainda oferece atividades extra curriculares como a Dança, Taekwondo e Natação.

A alimentação do Jardim Baby é fornecida pela própria família. Incentiva-se o consumo diário de frutas, laticínios e sucos, de forma a tornar a dieta mais saudável. Proibe-se o consumo de refrigerantes e salgadinhos.

No Jardim 1 e 2 ( alunos de 4 e 5 anos)

As turmas se subdividem de acordo com a faixa etária e as equipes de professores e auxiliares são totalmente especializadas.

Estas turmas contam com uma área de lazer exclusiva (parques/pátios) adequada a cada grupo. Possuem pias, banheiros e bebedouros adaptados às necessidades desses alunos, o que contribui para a independência aos poucos conquistada. Os brinquedos, tanto do parque como os de sala são adequados aos objetivos de cada turma e levam em conta a segurança e o foco nos objetivos pedagógicos. A criança mesmo enquanto brinca está desenvolvendo algumas habilidades que serão de suma importância para seu crescimento.

A estrutura física da sala, prioriza a proposta de ensino definida para o jardim. Neste período existe a preocupação com o letramento, ou seja, promoção do acesso ao uso social da linguagem oral e escrita.

Os maiores objetivos desse segmento são o despertar da autonomia, ampliação da coordenação motora, socialização e pré-alfabetização ( apesar de alguns alunos consolidarem sua alfabetização ainda nessa etapa, esse não é o foco).

Desde pequenos são estimulados dentro dos nossos diferenciais de amor à pátria ( acompanham o ato cívico semanal, perfilados no pátio, como as demais turmas do colégio), respeito e solidariedade. Aprendem a compartilhar brinquedos e a se posicionar frente aos fatos.

O currículo contempla ainda aulas de Educação Física, Informática, Inglês Básico, Culinária, Educação Ambiental e Música. Em regime extracurricular, oferecemos aulas de Dança, Taekwondo e Natação.

A Educação Infantil frequenta a biblioteca do colégio uma vez por semana. Neste momento participam da “Hora do Conto”. Realizam experimentos no Laboratório de Ciências e semanalmente, participam de atividades na Informática e na Quadra de Esportes, onde fazem aulas de Educação Física.

"Tudo o que hoje preciso realmente saber, aprendi no jardim de infância."