Nosso trabalho tem como objetivo o desenvolvimento dos aspectos intelectuais, psicológicos e sociais, considerando acima de tudo o bem estar da criança, o seu grau de desenvolvimento, a sua diversidade cultural e os conhecimentos a serem universalizados, que devem ser complementados com a ação da família e da sociedade. As atividades desenvolvidas são adequadas aos níveis de compreensão das crianças, levando em consideração a integração do aluno com o meio social. Na fase pré-escolar é de fundamental importância a exposição da criança a situações nas quais ela possa desenvolver sua socialização, a partir do autoconhecimento e do conhecimento do outro. As atividades que trabalhamos com a criança, despertam o seu interesse, são relevantes à sua vida e oferecem oportunidades para que desenvolvam sua curiosidade, senso crítico e o desejo de viver novas experiências, possibilitando a formação de uma atitude confiante diante de novos desafios. Convém ressaltar que a orientação do aspecto cognitivo da estrutura curricular, baseou-se na Teoria de Jean Piaget.

Objetivos gerais

No Jardim Baby (alunos de 18 meses a 3 anos), o trabalho é regido pela professora e sua auxiliar e objetiva o amplo desenvolvimento da linguagem, independência nos movimentos motores e principalmente a sociabilização da criança. O trabalho cognitivo centra-se em projetos focados nos objetivos de cada período (semanal ou mensal). Para o desenvolvimento das aulas, utiliza-se recursos variados culminando em registro gráfico na apostila própria, sendo que hoje utilizamos a Estação Criança, da Coleção Quinteto da Ed. FTD (para os alunos a partir de 2 anos). A rotina semanal conta com aulas de Educação Física, Música, Informática Educativa, Inglês, Hora do Conto, Culinária, Estimulação com música clássica, Dia do brinquedo, Atividades na Brinquedoteca e Artes Plásticas.

O colégio ainda oferece atividades extracurriculares como a Dança, Taekwondo e Natação. A alimentação do Jardim Baby é fornecida pela própria família. Incentiva-se o consumo diário de frutas, laticínios e sucos, de forma a tornar a dieta mais saudável. Proíbe-se o consumo de refrigerantes e salgadinhos.

No Jardim 1 e 2 (alunos de 4 e 5 anos), as turmas se subdividem de acordo com a faixa etária e as equipes de professores e auxiliares são totalmente especializadas. Estas turmas contam com uma área de lazer exclusiva (parques/pátios) adequada a cada grupo. Possuem pias, banheiros e bebedouros adaptados às necessidades desses alunos, o que contribui para a independência aos poucos conquistada. Os brinquedos, tanto do parque como os de sala, são adequados aos objetivos de cada turma e levam em conta a segurança e o foco nos objetivos pedagógicos. A criança mesmo enquanto brinca está desenvolvendo algumas habilidades que serão de suma importância para seu crescimento.

A estrutura física da sala prioriza a proposta de ensino definida para o jardim. Neste período existe a preocupação com o letramento, ou seja, promoção do acesso ao uso social da linguagem oral e escrita. Os maiores objetivos desse segmento são o despertar da autonomia, ampliação da coordenação motora, socialização e pré-alfabetização (apesar de alguns alunos consolidarem sua alfabetização ainda nessa etapa, esse não é o foco).

Desde pequenos são estimulados dentro dos nossos diferenciais de amor à pátria (acompanham o ato cívico semanal, perfilados no pátio, como as demais turmas do colégio), respeito e solidariedade. Aprendem a compartilhar brinquedos e a se posicionar frente aos fatos.

O currículo contempla ainda aulas de Educação Física, Informática, Inglês Básico, Culinária, Educação Ambiental e Música. Em regime extracurricular, oferecemos aulas de Dança, Taekwondo e Natação. A Educação Infantil frequenta a biblioteca do colégio uma vez por semana. Neste momento participam da “Hora do Conto”. Realizam experimentos no Laboratório de Ciências e, semanalmente, participam de atividades na Informática e na Quadra de Esportes, onde fazem aulas de Educação Física.