A educação integral diz respeito ao acompanhamento global do sujeito, ou seja, ela propõe trabalhar com o ser humano de forma ampla indo além dos aspectos da cognição. Prevê a importância do olhar, das artes, da estética, da música, permeando a aprendizagem. Além disso, para as famílias torna-se uma tranquilidade a mais, pois, o aluno permanece na escola por mais tempo, reúne todas as atividades extracurriculares no mesmo local, o que dispensa deslocamentos e estresse de trânsito. Os alunos estão sempre com ocupação de qualidade e supervisão constante por profissionais habilitados.

Ensino Integral CAP - 1º ao 7º EF

A educação integral diz respeito ao acompanhamento global do sujeito, ou seja, ela propõe trabalhar com o ser humano de forma ampla indo além dos aspectos da cognição. Prevê a importância do  olhar, das artes, da estética, da música, permeando a aprendizagem.  Além disso, para as famílias torna-se uma tranquilidade a mais, pois, o aluno permanece na escola por mais tempo, reúne todas as atividades extracurriculares no mesmo local, o que dispensa deslocamentos e estresse de trânsito. Os alunos estão sempre com ocupação de qualidade e supervisão constante por profissionais habilitados.

A organização do Integral no CAP

No  matutino  frequentam  a turma regular.  Ao término do período, a  monitora do integral acompanha os alunos até a sala onde realizam a higiene, guardam seus materiais e preparam-se para o almoço. Aproveita-se esse momento para evidenciar questões voltadas para a educação alimentar. Possibilita-se o contato com diferentes alimentos, além de posteriormente destacar discussões sobre desperdício, preparo, valor nutricional, entre outros.

Após o almoço, os alunos têm um momento de relaxamento. Aproveitam esse  tempo para descansar, ouvir música com seus fones de ouvido ou tirar uma soneca. Na sequência  oferecemos o horário de estudos, que compreende a realização dos deveres do dia acrescido de  atividades extras relacionadas ao conteúdo apresentado, no modelo "aula dada, aula estudada". E para completar a tarde, a cada dia da semana possibilitamos a realização de algumas atividades específicas, conforme segue.

A Educação Física no integral contempla atividades esportivas e recreativas. A monitora coordena o grupo que, de forma independente, diverte-se enquanto vivencia situações de liderança, trabalho em equipe, cooperação e criatividade. O Taekwondo, além de trabalhar com o físico, desenvolve a concentração, a disciplina e autonomia.

Na piscina, a recreação propicia aos alunos a exploração de  seus movimentos e o desenvolvimento ainda maior de habilidades como equilíbrio, força e elasticidade, enquanto realizam as atividades propostas pela monitora. O momento de leitura reforça o hábito, desperta o interesse pelo acervo da biblioteca e também resume-se em um momento de "relax" no Cantinho de Leitura. A monitora promove hora do conto, exploração das obras e trocas de informações entre eles sobre o que estão lendo. Dessa forma, torna -se prazeroso o ato de ler.

Na informática, explora-se o uso de softwares livres, uso de ferramentas de busca para pesquisas e editores de textos.  Através de jogos e desafios, pesquisas na rede e produções próprias, estimula-se o máximo proveito desse recurso. O Espanhol e o Japonês destacam-se como mais uma opção de idioma. O foco é o reconhecimento da língua atrelada à conversação e pequenas produções envolvendo o vocabulário apreendido.

A aula Maker, além de proporcionar uma significativa ampliação na criatividade, resgata o valor da atividade manual, desperta o senso de produção de cultura pelo contato com diferentes materiais e ações como cortar, lixar, pintar.

O cineminha consiste em um momento para assistir  a filmes e discutir sobre eles. Os alunos são desafiados a colocarem-se no lugar dos personagens, opinarem sobre os fatos, inferir sobre novos finais ou diferentes formas de resolução para os possíveis conflitos. Portanto, mais uma opção para desenvolverem seu senso crítico, sua postura social, seus valores.