Manual do Aluno


Organização didática  

O CAP mantém os cursos de educação infantil ( berçário,  jardim baby, jardim), o ensino fundamental (1º ao 5º e de 6º ao 9º), o ensino médio, horário integral, academia de musculação, fitness, pilates, natação e cursos de computação, de acordo com a legislação vigente.

Da Matrícula

As datas de início e término do período de matrículas ou de sua renovação, bem como as instruções para o procedimento, serão divulgadas pela Secretaria através do mural, internet e de circulares.

As vagas são garantidas somente até os dias e horários marcados no cronograma.

Será igual para todos os matriculados o tratamento dispensado pelo Colégio, jamais prevalecendo preconceitos de ordem filosófica, étnica, política ou religiosa.


Será nula de pleno direito, sem qualquer responsabilidade para o Colégio, a matrícula que se fizer com documentos ou informações falsas ou irregulares, tornando seu responsável passível das penas previstas em Lei.


Não serão aceitas rematrículas de alunos que reprovam duas vezes na mesma série ou que tenham sido suspensos mais de duas vezes durante o ano, sendo concedida transferência.  A matrícula poderá ser precedida de verificação de aprendizagem para alunos que vierem de outros Colégios.


A documentação necessária será informada em circular própria.


Sendo uma entidade de iniciativa privada, portanto com administração própria, baseada nos Código Civil e de Defesa do Consumidor, reserva-se a Direção o direito de aceitar ou não matrículas e rematrículas que julgue inadequadas ou incompatíveis ao Estabelecimento.

 

Da Avaliação


A nota lançada no boletim é produto não só das arguições escritas e/ou orais, mas também da observação pessoal do professor quanto ao interesse no aprendizado, à colaboração e ao capricho nas tarefas escolares, à frequência e às atitudes disciplinares durante o ensino.

 

Da Frequência  

A frequência às atividades programadas é obrigatória e permitida a alunos legalmente matriculados no CAP. Por força de Lei será exigida frequência mínima de 75% do total de horas letivas para aprovação.


Recuperações  


As recuperações serão PARALELAS ao ano letivo, conforme prioriza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.


As notas bimestrais publicadas em boletim já virão influenciadas pelos estudos de recuperação - feitos em casa, em sala de aula com toda a turma e/ou nos horários de atendimento de reforço e recuperação paralela eventualmente oferecidos em que o aluno for pelos responsáveis inscrito.


Alerta: não haverá segunda chamada para provas de recuperação.


A fórmula para cálculo da média anual final, que indicará a aprovação ou reprovação do aluno, está adiante discriminada.


Do Sistema para aprovação  


A média para aprovação do aluno no CAP nos quatro bimestres é 7 (sete)

Ao longo do ano os alunos poderão obter até 6 (seis) notas em boletim: as quatro bimestrais, uma N1 e uma N2.

A média anual final para os alunos do 6º ano em diante será o resultado de fórmula utilizando-se as quatro notas bimestrais ou as quatro bimestrais ponderadas com a N1 ou a N2 (optando-se pela melhor situação para o aluno). Para os alunos até o 5º ano serão computadas somente as bimestrais e a nota N1.

O que são as notas N1 e N2? São notas resultantes de estudos, observação do professor e avaliações, uma na penúltima e outra na última semana de aulas. Estas avaliações N1 e N2, para efeito de cálculo, não de frequência, poderão ser desprezadas pelos alunos que atingirem os 28 pontos nos quatro bimestres.


Simplificando:


Desprezando-se as notas N1 e N2 no caso do aluno já ter obtido os 28 pontos, a média anual será o resultado de:


Média Anual Simplificada (MAS) = (1º bim + 2º bim + 3º bim + 4º bim) / 4    


Onde 1º bim, 2º bim, 3º bim e 4º bim são, respectivamente, a média obtida no 1º, 2º, 3º e 4º bimestres;


Caso os 28 pontos não tenham sido alcançados o aluno somente poderá desprezar, para efeito de cálculo, uma das médias: a N1 ou a N2, utilizando a fórmula a seguir:


Média Anual = {(M A S x 6) + [(N1 ou N2) x 4]} / 10           

Fórmula para obtenção do resultado mínimo nas avaliações N1 e N2:

Até 5º ano: nota mínima (N1) = [35 – (3 X  M A S)] / 2

Do 6º ao 9º e Ensino Médio: nota mínima (N1 ou N2) = [25 – (3 X  M A S)] / 2

Apesar de poderem ser desprezadas para efeito de cálculo da média, a frequência às avaliações N1 e N2 será obrigatória e computada para todos os alunos.

A nota N1 e N2 necessária para aqueles que já obtiveram 28 pontos nos quatro bimestres independe da fórmula acima, devendo ser a máxima possível.



Dos Eventos especiais e publicidade


Anualmente o CAP realiza eventos especiais (momentos cívicos, provões bimestrais, aulões, festa junina, feira de ciências, gincanas e outros) produzindo filmes e imagens publicitários visando o registro e a divulgação institucional das atividades e a participação e empenho  dos alunos. Em vários momentos somos também procurados pela imprensa para gravação de reportagens.

Caso alguma família se oponha ao eventual uso da imagem do aluno para divulgação de mensagens institucionais e/ ou em reportagens, deve comunicar esta oposição por escrito até 05 dias úteis após o início do ano letivo.


A responsabilidade legal da família

 

É importante lembrar o compromisso e obrigação da família em verificar e acompanhar a vida escolar do aluno através de visitas frequentes, ofícios e circulares do Colégio, agenda, cartas de ocorrência, ficha na internet...

Em caso de impedimento de acesso do aluno à sala de aula por irregularidade comunicada e não atendida pela família, o Colégio estará isento de responsabilidade conforme o Estatuto do Menor e do Adolescente, Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor. 


A agenda e seu uso


Esta AGENDA ESCOLAR é um meio de comunicação entre a família e o Colégio e deve ser trazida diariamente pelos alunos.  O seu uso indevido ou má apresentação obriga a substituição imediata.  Nela os pais dos alunos registrarão, em relação aos filhos, pedidos de saída antecipada, aviso de doença ou mal-estar, justificação de ausências ocorridas (sem a qual o aluno não será admitido em sala). Anotações dos familiares aos professores ou à coordenação deverão ser mostradas por iniciativa do interessado.

Nela são também registradas pelo Colégio as ocorrências disciplinares e pedagógicas, podendo o Colégio optar pela emissão de carta de ocorrência e registro na internet com acesso restrito à família.

O aluno deverá apresentar aos funcionários as solicitações da família e/ou o visto comprovando o ciente dos pais aos registros efetuados pelo Colégio ANTES de dirigir-se à sala de aula no início do turno.


Prova em 2ª chamada


O calendário de avaliações é marcado com bastante antecedência. O aluno que perder alguma prova deverá apresentar-se a Coordenação até um dia após seu retorno ao Colégio, munido de atestado médico, a fim de iniciar o processo de requerimento de 2ª chamada.  Caso seja aceito pela Coordenação, os responsáveis deverão comparecer na Secretaria para a assinatura do mesmo e o pagamento da respectiva taxa.  Em caso de doença grave que determine a permanência prolongada do aluno em casa, a Secretaria deve ser comunicada.

Serão indeferidos requerimentos para realização de provas de recuperação em 2ª chamada.


Reclamação de notas


Reclamações de notas de provas e avaliações serão aceitas até 48 horas após sua divulgação em sala ou mural.


Uniforme


Sem o uniforme não será permitido o ingresso do aluno nos horários de aulas ou nas atividades programadas pela escola.


• Calçado: sapatos ou tênis.

• Camiseta ou moletom padrão do Colégio. (O moletom é uma alternativa à camiseta)

• Calça padrão do Colégio (abrigo).

• Casaco padrão do Colégio.


Para a educação física:


• Calção vermelho ou calça/bermuda do abrigo no modelo do Colégio

• Camiseta é a mesma de uso diário (trazer em duplicata).

• Tênis.

• Para a piscina: calção e maiô no modelo do Colégio, toalha com nome bordado, touca e chinelo.


No dia de educação física o aluno deve trazer as duas camisetas de uniforme para troca em caso de necessidade. Não será permitida a permanência em sala de aula sem o uniforme


Observação: o moletom é alternativa à camiseta e não substitui o casaco do uniforme.


É NECESSÁRIO QUE SE TENHA O UNIFORME EM DUPLICATA e com identificação, pois raras são as justificativas aceitas para o comparecimento sem ele.


Horário de entrada e saída e atrasos


A aula é uma atividade em grupo. Se você chega após o início, interrompe a continuidade, prejudicando o trabalho do colega e o professor. Todas são importantes e obrigatórias. Ser pontual é uma atitude de atenção com o professor, carinho com os colegas e respeito por você mesmo.

Preste atenção aos horários fixados pela escola – 7h30min para a turma da manhã e 13h15min para a turma da tarde.  O aluno que chegar após este horário somente poderá entrar após o sinal da 2ª aula.

Alunos com frequentes chegadas tardias serão notificados da possibilidade de suspensão das aulas do dia em caso de reincidência.

O horário de término das atividades é 11h45min para a turma da manhã e 17h30min para a turma da tarde.  Em dia de prova, caso a mesma seja realizada após o intervalo, os alunos a partir do 6º ano poderão ser dispensados à medida que as terminem.


Alunos sem tarefas, assinaturas ou excluídos


Alunos excluídos de classe, sem tarefa ou sem assinaturas dos responsáveis em avisos pendentes terão registrada a irregularidade na agenda, em carta ou e-mail e deverão no dia seguinte apresentar a anotação, assinada pelos responsáveis, aos monitores de pátio, caso contrário não serão admitidos em sala.


Limpeza e Conservação  


O aluno deverá contribuir para a limpeza e asseio das dependências do Colégio.

O aluno será convocado a recolher e jogar na lixeira os materiais de descarte que deixar cair ou arremessar.

Habitualmente e com frequência os alunos serão convocados a limpar a carteira escolar de seu uso.


Observações gerais  


É importante lembrar que o Colégio não se responsabiliza por objetos deixados nas suas dependências. Temos na Coordenação, os 'achados e perdidos'.

Lembramos aos Senhores Pais que a Lei protege o menor contra o abandono intelectual e obriga o Colégio a comunicar ao Poder Judiciário e/ou ao Ministério Público quaisquer irregularidades graves que assim se caracterizem.

Visando o necessário contato com a família, a entrega de boletins, comunicados e outros, poderão ter um recibo ou local de entrega determinados pelo Colégio, sendo a devolução (de recibos) ou a busca (na secretaria) obrigatória pelo responsável, sendo prevista a suspensão do aluno em caso de não cumprimento.


Aluno deverá

● Acatar as autoridades, manifestando respeito à Diretoria, Professores, Inspetores e Funcionários, tratando-os com urbanidade;

● Colaborar e participar de todas as atividades escolares;

● Ser assíduo às aulas e no cumprimento de todos os deveres escolares;

● Possuir o material exigido, conservando-o em estado de uso e de ordem e não trazer objetos de valor ou estranhos às necessidades de aula;

● Em caso de atraso dirigir-se à Coordenação para que se faça o devido registro;

● Obter autorização da Coordenação para ausentar-se do Colégio ou deixar de participar de alguma atividade.

 

Não serão admitidas atitudes como  


● Danificar o patrimônio do Colégio (danos ao patrimônio do Colégio serão ressarcidos pelos alunos e responsáveis, individual ou coletivamente);

● Entrar em sala após o professor ou retirar-se antes do término das aulas;

● Provocar algazarras ou brincadeiras de mau gosto com companheiros, Professores ou Funcionários no Colégio ou imediações;

● Usar ou facilitar o uso de meios ilícitos em provas, tarefas e assinaturas;

● O uso de telefones celulares durante o horário de aulas e provas;

● Ocupar-se em sala de aula com qualquer atividade que seja alheia à matéria;

● Promover, sem autorização da Direção, comércio, coletas e subscrições;

● Praticar ato ofensivo à moral e aos bons costumes;

● Permanecer em sala fora do horário de aulas e sem o professor;

● Portar objetos perigosos;

● A bebida alcoólica e o fumo dentro ou nas imediações do Colégio.

 

Sanções

 

Pela inobservância do exposto anteriormente e conforme a gravidade ou reiteração das faltas e infrações, serão aplicadas aos alunos as seguintes penalidades:


I. Admoestação pelo professor;

II. Exclusão da sala de aula;

III. Suspensão temporária da participação em qualquer tipo de atividade escolar até o comparecimento dos responsáveis;

IV. Suspensão temporária da participação em qualquer tipo de atividade escolar;

V. Cancelamento da matrícula e concessão da transferência.


Obs.: a pena de suspensão será graduada em função da falta cometida e não isenta o aluno da obrigatoriedade da apresentação de trabalhos escolares, provas, testes ou outros previamente determinados. Avaliações perdidas durante a suspensão deverão ser requeridas para 2ª chamada – exceto as de recuperação.


Orientações de estudo  

A finalidade destas orientações é ajudar você!


Seguindo-as você pode realizar um eficiente horário de estudos de forma racional e tranquila, possibilitando assim chegar bem preparado às provas e com a segurança necessária para alcançar um ótimo resultado.


Vamos lá?


Ao sentar-se para estudar, escolha um lugar sem movimento e sem interferência de sons (tv, rádio, barulho da casa, telefone, etc), com luz bem dirigida para a mesa de estudos, facilitando sua visão. Organize o material a ser utilizado para evitar perder tempo desnecessariamente

Postura correta: sentado frente ao seu material.

Divisão de horário: comece pelas disciplinas que lhe pareçam mais difíceis, intercale com a que apresenta menor grau de dificuldade e por fim estude a que você considerar mais fácil.

O ideal é estudar à tarde as disciplinas cujas aulas você teve de manhã ou vice-versa, pois assim estará reforçando sua aprendizagem e se encontrar dúvidas, estará em condições de desfazê-las junto ao seu professor na aula seguinte.


Quando o professor pergunta: O que você não entendeu? Você é daqueles que responde: não entendi nada! Você tem noção do que está sendo ensinado?


É muito importante sua atenção e dedicação para que suas dúvidas sejam coerentes. Estruture os assuntos não compreendidos e faça as perguntas na próxima aula. Estude! Quem não estuda, além de não saber nada, também não sabe quais são suas dúvidas.

Fazer perguntas em sala de aula é fundamental para que haja uma aprendizagem eficiente.

Alguns passos que facilitam seus estudos  


1  Leia o texto integralmente para captar o sentido e detectar palavras desconhecidas.

2  Pesquise, conheça e memorize o sentido das palavras; você estará também enriquecendo seu vocabulário.

3  Faça um resumo ou síntese sobre o assunto abordando os temas mais importantes.

4  Elabore um questionário nas disciplinas que necessitam de memorização.

5  Faça exercícios das disciplinas.

            6   Estude sempre com o espírito crítico procurando estabelecer relações e tirar conclusões próprias.

 

Observação:

 

Estudar escrevendo pode lhe ajudar. Faça resumos das matérias.

Estudar todos os dias evita que você se sobrecarregue acumulando assuntos variados e torna mais fácil sua aprendizagem; deixar para a última hora reforça a tensão e a ansiedade que surgirão na hora da prova se você não estudou regular e organizadamente.

Procure usar um caderno para cada matéria, evitando confusão e peso excessivo na mochila/pasta escolar.

Agora é só colocar em prática estas sugestões e... Bom ano escolar!

Se ainda assim você não se sentir seguro, procure auxílio junto à Coordenação, que estará à disposição para ajudá-lo a caminhar com segurança pelos trilhos da aprendizagem.