Introdução

O CAP orgulha-se de ser a escolha da família para a formação educacional dos seus filhos.

Para a convivência harmoniosa dentro e fora do Colégio, estabelecemos normas e critérios que devem ser bem compreendidos e assimilados por todos os envolvidos no processo educacional. Recomendamos a leitura cuidadosa dos mesmos. Estamos à disposição para o esclarecimento de dúvidas.

Sejam bem-vindos ao Colégio Antônio Peixoto

Mensagem aos pais

Nossa escola é um sistema, produto do ajuste comportamental de cada um dos seus componentes. Nossa equipe (professores, alunos, funcionários e pais) forma um espírito de cooperação e atua de maneira solidária e legal. Somos um grupo social localizado entre a família e os demais grupos sociais, e nossa atuação visa promover a integração dos alunos à sociedade e suas leis.

Nossa escola é um centro de irradiação sócio-cultural que busca a produção da cultura, o bem-estar físico, social e espiritual da comunidade, cooperando com o desenvolvimento regional dentro da realidade brasileira. Tratamos o educando como alguém que é livre, que tem aspirações, mas que deve também ter responsabilidades. Todos são considerados e respeitados como pessoas que devem ser orientadas no sentido de também se autoavaliarem e de se tornarem críticas e participativas das atividades educacionais e sociais.

Nossos professores desenvolvem este senso crítico com os alunos em suas disciplinas específicas. Buscamos a formação integral da nossa juventude, desenvolvendo suas potencialidades e propiciando a autorrealização, preparando-a para o exercício da democracia a fim de que se tornem homens e mulheres mais justos e perfeitos quanto possível.

Não se esqueçam que o CAP é o meio pelo qual os Senhores cumprem a VOSSA responsabilidade: a educação e o ensino dos filhos. Sentimo-nos honrados de tê-los conosco e garantimo-lhes que nosso trabalho continuará sendo consciente e eficiente, para que a maior herança de seus filhos seja a educação.

Nossa filosofia

Nosso projeto pedagógico está influenciado pelos valores cristãos, segundo as necessidades da nossa sociedade, alicerçado na criatividade, no espírito empreendedor, na competência e na segurança de nossa equipe, buscando transformar, objetivando o desenvolvimento integral do ser humano, traduzido numa filosofia pedagógica transparente.

O CAP pretende promover constantemente a modernização e atualização dos conceitos e métodos adotados, visando acompanhar e participar do processo de inovação tecnológica e metodológica, visando oferecer conforto, qualidade e segurança à clientela.

A educação requerida pelos tempos modernos não pode abrir mão de vários recursos, tais como biblioteca atualizada, equipamentos de audiovisual, equipamentos para elaboração de material didático, áreas para prática de esportes, atenção ao bem estar e à saúde do aluno, laboratório de informática e outros, aliados também e principalmente, a profissionais competentes.

Mantendo esta estrutura, o CAP pretende continuar servindo de plataforma e alicerce para a carreira de muitos nomes que constroem e construirão este País, nos desafios que exigem qualidade de formação ética e moral, disciplina, cultura e discernimento.

Cada aluno é considerado o aluno mais importante do CAP. Para ele foi desenvolvido um avançado Projeto Pedagógico, dinâmico e aberto, que estará em constante aperfeiçoamento durante o funcionamento da escola.

Objetivos do colégio

O CAP tem como objetivo geral a formação integral da juventude, desenvolvendo suas potencialidades e conduzindo-a para sua autorrealização, incentivando o exercício consciente da cidadania dentro das Leis do Estado. Na persecução dos objetivos, o CAP, de confissão Cristã, reafirmará os princípios básicos da pessoa humana, orientar-se-á pela doutrina dos cristãos e cooperará com o desenvolvimento regional visando formar homens e mulheres mais justos e perfeitos quanto possível.

O Colégio propõe-se a:

a) Orientar o educando no sentido da obtenção de bons resultados nos estudos, fazendo-o tornar-se sujeito de seu próprio desenvolvimento;

b) Promover a integração escolar, familiar e social do educando, estimulando relações sadias de amizade e compreensão mútua;

c) Auxiliar o educando a se conhecer, aperfeiçoando suas faculdades intelectuais;

d) Sensibilizar o educando para o respeito às coisas da natureza;

e) Favorecer o bom relacionamento professor/aluno.

A Direção