Volta às aulas

O retorno às aulas, normalmente, não é muito fácil para pais e filhos. Os pais travam uma “batalha” para mudar a rotina dos filhos. Da mesma forma, não é fácil para os estudantes, que, obrigatoriamente, devem mudar a rotina, deixar de lado as brincadeiras, internet, passeios com os amigos e aquela folga gostosa, proporcionada pelas férias escolares. Para ajudar nessa etapa, que ocorre todo início de ano letivo, veja algumas dicas que podem ser aproveitadas também no decorrer do ano. 
 
Dicas
 
  • Incentivar as crianças e jovens a acordarem mais cedo alguns dias antes de começarem as aulas, para irem se adequando à realidade da rotina de estudos, já que crianças e adolescentes tendem a dormir até mais tarde nas férias;
  • Orientar o filho na organização dos objetos que serão usados no dia seguinte – canetas, livros, cadernos, agendas, além do uniforme escolar. Isso pode evitar contratempos, atrasos e inconvenientes, como ter que voltar em casa para buscar trabalhos, objetos, lanche, entre outros;
  • Motivar aqueles que temem o retorno à escola, especialmente as crianças pequenas. Lembrar que na escola têm brincadeiras e colegas. Além disso, deixe que ele ajude a escolher os materiais no ato da compra, isso com intuito de envolvê-lo e incentivá-lo;
  • Estipular tempo para cada atividade, como descanso, videogame, estudo, assistir à televisão, entre outras. A definição de horários promove a disciplina da criança, que mais tarde se tornará um adulto organizado e responsável;
  • Ajudar nos trabalhos e atividades de casa. A participação dos pais é fundamental. Mas só devem orientá-los nas atividades sem, no entanto, fazê-las para o filho.
 
Atividades físicas e arte melhoram o desempenho escolar
 
O Confef (Conselho Federal de Educação Física) divulgou um estudo realizado pela Universidade de lllinois, nos Estados Unidos, o qual revela que a atividade física tem relação direta com o desempenho escolar das crianças. De acordo com o autor do estudo, Charles Hillman, o exercício físico fez com que os meninos tivessem maior atenção nas avaliações, melhor resultado nas tarefas e compreensão mais clara da leitura. “O exercício  faz com 
que proteínas e neurotransmissores associados a aspectos importantes da aquisição de conhecimento atuem de forma diferente”, explica.
 
Os especialistas fazem um alerta: as crianças devem praticar atividades físicas recreativas, e nunca competitivas. “Os pequenos querem brincar. Distorcer esse interesse é um erro”, destaca Jorge Steinhilber, presidente do Confef, observando que “até os 10 anos, eles devem, de preferência, fazer jogos de coordenação motora com bolas, panos, arcos, papel e o que mais a criatividade permitir.” 
 
Praticar a arte também é uma excelente opção para ajudar no desempenho escolar. 
 
Assessoria pedagógica
 
CAP trabalha com a assessoria pedagógica com o padrão de excelência do grupo FTD Sistema de Ensino.
 
 Nossa equipe tem o intuito de acompanhar o desempenho dos alunos, ajudá-los quando necessário, debater e orientar os professores, além de manter uma relação mais próxima da família.
 
Relacionamento escolar
 
A relação família-escola é fundamental para a vida escolar das crianças e dos jovens. 
 
É importante que os pais levem seus filhos para conhecerem o local aonde vão estudar e os seus professores. 
 
Aprender a aprender 
 
Para aprender, são necessários vontade, atenção, concentração, esforço, disciplina e dedicação. Leia no manual do aluno as “orientações de estudo”.
 
Prevenção ao uso de drogas
 
Uma grande preocupação, tanto dos pais, quanto dos professores, diretores de escola e autoridades do setor educacional é a prevenção ao uso de drogas. 
 
O uso de drogas é uma prática que vem trazendo consequências desastrosas à sociedade, entre elas a desestruturação familiar e profissional, o aumento da violência e o crescimento de acidentes no trânsito. 
 
Ao longo do ano desenvolvemos uma série de atividades, vivências e estudos que auxiliam as crianças e os adolescentes a atuarem na vida de uma forma sadia e responsável. 
 
A compra do material escolar 
 
Todo início de ano letivo é a mesma coisa: uma maratona para comprar material escolar.
 
Os pais querem materiais com preços mais acessíveis; os filhos preferem aqueles que estampam seus personagens preferidos, os mais coloridos, mais bonitos, enfim, normalmente os mais caros e que estão na “moda”. Mas, para ajudar os pais a economizarem e comprarem o material mais adequado, vão aí algumas dicas:
 
  • Antes de ir às compras, verifique os materiais do ano anterior para saber o que pode ser reaproveitado;
  • O CAP pode comprar o material para você. Verifique no link "Matrículas" a lista de material;
  • É sempre melhor pesquisar antes de comprar, pois os materiais escolares sofrem variações de preço de uma papelaria, ou livraria, para outra;
  • Pesquise as marcas, pois uma marca menos conhecida pode oferecer materiais tão bons quanto uma famosa.
 
Uniforme Escolar 
 
Praticidade e economia. São dois fatores proporcionados pelo uso do uniforme escolar. 
 
Além disso, evita o consumismo.
 
O uniforme representa um vínculo de identidade com a escola e um fator de segurança, pois os alunos podem ser identificados em caso de necessidade.
 
A prática das escolas em estabelecer o uso da mesma roupa entre os alunos tem origem no exército, uma das primeiras instituições a adotar uma vestimenta igual para os militares. Já os uniformes escolares começaram a ser utilizados por volta de 1890. Escolas mais tradicionais passaram a adotar o uniforme, de fato, somente na década de 1920. As demais, na década de 1930.
 
Os uniformes foram criados para simbolizar as cores, o nome, a tradição e o símbolo da escola. Dessa forma, alunos uniformizados deveriam manter um comportamento exemplar e zelar pela imagem das instituições, mesmo fora delas. Entre as décadas de 1940 e 1970, o uniforme de uma instituição conceituada era um símbolo de aceitação social. A partir dos anos 1990, as escolas, principalmente privadas, mudaram bastante os modelos de seus uniformes. Optaram por roupas mais confortáveis. 
 
Fonte: Diário Catarinense, dez/2009